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Theo Rossi
01 de abr. de 2022
In Informativos e normativas
ASSINATURA DIGITAL GRATUITA - O Governo Federal lançou e está disponível – gratuitamente – o serviço de assinatura digital pelo Gov.Br. Trata-se de um avanço em vários sentidos. Isso porque a facilidade estava disponível antes somente para os detentores de certificados digitais, que são adquiridos junto às Autoridades Certificadoras. E os certificados digitais são – para muitos – uma ferramenta eletrônica inacessível, pelo alto custo. A partir da publicação do Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020, a Assinatura Eletrônica do Gov.Br está disponível para todos com cadastro na aplicação. A principal vantagem é que agora você pode assinar um documento em meio digital a partir da sua conta Gov.Br. Requisitos de Segurança Digital É importante salientar que o documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física com firma reconhecida. Para assinar digitalmente, siga o passo a passo, que está descrito no próprio site da Assinatura Digital do Governo Federal (https://lnkd.in/dmvgvcWy): 1.: Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica utilizando a sua conta Gov.Br. 2.: Faça o login na sua conta gov.br usando seu CPF e senha 3.: Adicione o arquivo que será assinado 4.: Escolha o local da sua assinatura no documento 5.: Valide sua assinatura 6.: Baixe o documento assinado 7.: Consulte assinatura do documento Verificação da validade pelo destinatário Ao seguir todas as etapas acima, baixando e salvando o arquivo já assinado digitalmente, você deve enviar para o solicitante, esse arquivo que é fornecido pelo Gov.Br em PDF. O destinatário do documento poderá verificar a validade simplesmente clicando com o mouse sobre a assinatura digital aplicada no documento.
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Theo Rossi
24 de mar. de 2022
In Informativos e normativas
Consulta do site da SIMPRO - códigos TUSS ACESSE https://portaltuss.com.br/
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Theo Rossi
27 de jan. de 2022
In Informativos e normativas
Pessoas Jurídicas - empregadores optantes pelo Simples Nacional e entidades sem fins lucrativos: 1ª Fase: 10/01/2019 - Apenas informações relativas às empresas e às pessoas físicas, ou seja, cadastros dos empregadores e tabelas 2ª Fase: 10/04/2019 - Nesta fase, as empresas passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos (eventos não periódicos), e as pessoas físicas quanto aos seus empregados. Ex: admissões, afastamentos e desligamentos 3ª Fase: 10/05/2021 - Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento (de todo o mês de maio/2021) Substituição da GFIP: Outubro/2021 - Substituição da GFIP para recolhimento de Contribuições Previdenciárias (ver Instrução Normativa RFB nº 2005, de 29 de janeiro de 2021). (Data a definir) - Substituição da GFIP para recolhimento do FGTS (ver Resolução CCFGTS nº 926/2019) 4ª Fase: 10/01/2022 - Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde no trabalho (SST)
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Theo Rossi
18 de jan. de 2022
In Armazenamento de Prontuários
Opção de download da apresentação dos serviços prestados:
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Theo Rossi
06 de jan. de 2022
In Informativos e normativas
Você já ouviu falar na Lei Geral da Proteção de Dados? Também conhecida como LGPD, trata-se de uma norma que tem como objetivo garantir a segurança de dados, tanto virtualmente quanto presencialmente, dos usuários de qualquer tipo de serviço, inclusive os da área da saúde. A LGPD apresenta novos cuidados e diretrizes que devem ser seguidos para que seja realizada a coleta, o tratamento e o armazenamento correto das informações de pacientes, usuários, fornecedores e colaboradores. Se você tem interesse pelo tema e deseja descobrir o que é LGPD e conhecer dicas sobre como as clínicas devem fazer para se adaptar a ela, continue a leitura deste post para descobrir todos os detalhes. Confira! Qual é a importância da LGPD? A Lei 13.709/18, chamada de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é uma nova norma do ordenamento jurídico brasileiro que foi aprovada em agosto de 2018 pelo ex-presidente Michel Temer e está em vigor desde 18 de setembro de 2020. Contudo, em razão da pandemia gerada pelo Covid-19 (novo Coronavírus), a Lei 14.010/20 alterou o período em que as sanções administrativas para quem desrespeitar as regras de tratamento de dados pessoais passam a valer. Assim, somente a partir de 1º de agosto de 2021 deve haver fiscalização e aplicação de punições para aqueles que a descumprirem. A proteção de dados é uma tendência mundial e a LGPD teve como base para a sua criação o General Data Protection Regulation (GDPR), uma lei que vigora nos países europeus há algum tempo e também tem como principal objetivo prevenir que as organizações compartilhem os dados de qualquer indivíduo sem o devido consentimento. No Brasil, de acordo com a LGPD, as empresas de todos os setores precisam se adequar às novas regras, sendo que o seu principal ponto é que os indivíduos passaram a ser proprietários exclusivos de suas informações. A LGPD, inclusive, apresenta conceitos distintos acerca de dados pessoais e dados sensíveis. Quando nos referimos aos dados pessoais, por exemplo, estamos falando sobre todos os dados que permitem identificar ou relacionar um indivíduo a algo, como seu nome, telefone, endereço, número de documento, entre outras informações. Os dados sensíveis, por sua vez, recebem ainda mais proteção pela norma, uma vez que eles podem gerar discriminação ao titular das informações. É o caso, por exemplo, de informações como origem étnica ou racial, orientação sexual, dados genéticos ou biométricos, filiação partidária, convicção religiosa, informações relativas à saúde como o fato de ser portador de determinada doença etc. Dessa maneira, para que a nova norma seja, de fato, cumprida pelas empresas, é preciso observar que cada uma das modalidades deve receber o devido tratamento adequado dos dados. O que a Lei Geral da Proteção de Dados determina? Como vimos, a LGPD é uma norma que diz respeito ao tratamento de dados pessoais colhidos por todas as empresas, inclusive na área da saúde, desde o seu processamento, coleta, tratamento, armazenamento e processamento — razão pela qual ela impacta de forma direta na gestão de dados. A LGPD determina que as empresas devem adotar um nível elevado de proteção aos dados, além de haver proibição expressa quanto ao compartilhamento e a transmissão de dados pessoais dos usuários sem o consentimento claro e expresso de cada indivíduo. Mais uma das determinações da LGPD é que os donos dos dados podem, a qualquer momento, requerer o cancelamento ou a exclusão de suas informações pessoais do banco de dados de qualquer companhia que os armazenem. Ou seja, a LGPD concede ao usuário a chance de controlar de forma integral todos os seus dados, inclusive a possibilidade de notificar e punir os responsáveis por qualquer problema causado em razão da utilização indevida de tais informações. De maneira geral, é possível dizer que a LGPD determina acerca dos seguintes pontos no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais: a finalidade especificada para a coleta de dados que deve ser informada de maneira explícita ao seu titular; a finalidade que foi acordada previamente deve ser respeitada; é permitido o tratamento e o uso somente dos dados que são fundamentais para atingir a finalidade que foi proposta inicialmente; a segurança dos dados deve ser assegurada, sendo necessário que as empresas façam prevenção contra danos a fim de prevenir situações acidentais ou ilícitas, como perda de informações ou invasão em sua base de dados; os titulares dos dados devem ter informações claras e acesso fácil, livre e gratuito aos seus dados armazenados; os dados não podem ser usados para discriminação ou para a prática de atos ilícitos ou abusivos; aqueles que não cuidarem de forma adequada dos dados de seus usuários podem ser penalizados. Quais são as consequências de não se adaptar a ela? As empresas que fazem uso de dados pessoais, em formato físico ou virtual, que permitem a identificação de uma pessoa que não se adequarem à regulamentação prevista na LGPD podem sofrer com diferentes sanções. É o caso, por exemplo, de uma companhia que não contar com o consentimento explícito do usuário para a coleta e uso de seus dados. Sempre que qualquer tipo de irregularidade for observada, os usuários têm o direito de responsabilizar as empresas que podem receber sanções, como advertências, multas, bloqueio de dados pessoais, entre outras penalidades em razão do não cumprimento da LGPD. O valor das multas, por exemplo, é variável, podendo ser diária ou correspondente a 2% do faturamento da companhia — com o limite de R$ 50 milhões por infração, ou seja, pelo uso indevido de dados de cada indivíduo. O que a clínica deve fazer para colocá-la em prática? Tanto as clínicas e centros médicos quanto os profissionais de saúde devem redobrar a atenção e o cuidado aos dados de seus pacientes durante o atendimento, a fim de garantir que eles estão sendo usados e trabalhados da melhor maneira possível. Na telemedicina, por exemplo, a fim de colocar em prática a Lei Geral da Proteção de Dados, o ideal é sempre deixar claro ao paciente, por exemplo, que a consulta está sendo gravada — nos casos em que tal medida for adotada —, além de explicar todos os procedimentos de segurança que a clínica adota para proteger a privacidade dos usuários. Outro ponto fundamental é contar com apoio de soluções tecnológicas eficientes para aumentar a segurança da clínica e evitar que qualquer dado do paciente possa vazar e ser utilizado sem o consentimento prévio dos pacientes, como um software médico. Além disso, também é preciso sempre contar com o consentimento do paciente para armazenar dados que devem cumprir com determinada finalidade e, ainda, excluir as informações relativas a uma pessoa sempre que for solicitado pelo usuário. Quais são os impactos da LGPD na área da saúde? A LGPD, como vimos, impacta a todas as áreas e, apesar de a norma dar mais ênfase aos dados digitais, a proteção concedida às informações sobre os usuários abrange toda e qualquer documentação que conte com informações sigilosas sobre uma pessoa, inclusive os prontuários físicos de pacientes. Dessa maneira, a LGPD deve gerar significativos impactos na maneira com que os profissionais da área da saúde trabalho. No caso do furto de um prontuário, por exemplo, é necessário que o médico reporte o acontecido o quanto antes, uma vez que, nesse caso, há a perda de informações muito importantes sobre uma pessoa. Mesmo nos casos em que é necessário que o médico compartilhe os dados de seus pacientes com outro profissional de saúde, é essencial que apenas as informações essenciais sejam compartilhadas. É preciso que as clínicas médicas observem que os dados de paciente só podem ser coletados, armazenados e processados em sistemas de informação em saúde nos casos em que há o consentimento expresso, livre e esclarecido do usuário. A referida regra vale, inclusive, para os dados retroativos. Assim, é necessário que seja feita a revalidação acerca do consentimento de coleta, armazenamento e tratamento de dados sensíveis e pessoais de todos os pacientes que integram os sistemas da clínica, em conformidade com as novas regras da LGPD. Especificamente no caso do setor da saúde, existem situações específicas em que não há a obrigatoriedade de colher o consentimento dos pacientes para tratamento de dados, como em caso de tutela da saúde ou em situações de proteção à vida. A LGPD exige um cuidado ainda maior com os dados de jovens com idade inferior a 12 anos, uma vez que as informações relativas a esses menores podem ser coletadas apenas mediante a autorização expressa de seus respectivos responsáveis legais. É válido ressaltar, ainda, que a maneira de comunicação com o titular dos dados deve considerar o perfil do público — o que quer dizer que, ao se comunicar com um jovem, criança ou idoso, por exemplo, não é permitido a utilização de uma linguagem de difícil interpretação e compreensão para falar sobre o tema. Nesse sentido, os pacientes têm o direito de saber quando, para que e por quem as suas informações pessoais estão sendo usadas, além de poderem restringir o direito de acesso a quem desejarem. Isso quer dizer que os usuários podem, a qualquer instante, suspender o seu consentimento ou solicitar que as suas informações pessoais sejam parcialmente ou totalmente apagadas. Como garantir a segurança dos dados dos pacientes? Para garantir a segurança dos dados dos pacientes os profissionais da área da saúde devem adequar à sua forma de trabalho, como por meio da utilização de um software de gestão a fim de conceder mais segurança a tais informações. Nesse sentido, um software de gestão médica, como o Clínica nas Nuvens, é capaz de ajudar de maneira considerável, pois ele auxilia na centralização de diferentes informações que são essenciais no dia a dia do profissional da saúde, como sua agenda médica, e armazenam os dados de forma mais segura. Os softwares médicos costumam contar com sistema em nuvem que podem ser acessados de qualquer local, sempre que o profissional desejar, por meio de um dispositivo eletrônico. Assim, até mesmo em situações de emergência é possível visualizar os dados do paciente de forma rápida e simples. Ao mesmo tempo, para ter acesso ao software e suas informações o médico deve inserir o seu login e senha, o que faz com que os dados de cada paciente sejam acessados apenas pelos profissionais da saúde autorizados — o que aumenta a segurança e reduz as chances de vazamento de dados. Mais uma prática essencial que deve ser adotada por clínicas e consultórios é a adoção de boas práticas de compliance no cotidiano do negócio, além da implementação da transformação digital, pois é necessário adequar às demandas que eventualmente surgirem às regras da LGPD antes que suas sanções passem a valer, uma vez que a norma já está em vigor. O que a clínica ganha ao se adaptar à LGPD? Uma clínica que se adequa a LGPD não sofre com as sanções previstas na legislação que, por sua vez, podem representar gastos significativos, a depender do grau do dano, gravidade e natureza das infrações, entre outros quesitos. Além disso, nos casos em que há reincidência, ou seja, quando a clínica por mais de uma vez não realiza o tratamento de dados de seus pacientes da maneira correta, as sanções podem ser ainda maiores, uma vez que a Autoridade Nacional responsável pela fiscalização deve analisar as peculiaridades de cada caso concreto. Também é importante que a clínica médica leve em consideração que, hoje em dia, para que seja possível exercer a medicina com qualidade e de maneira eficaz, os profissionais devem ir além do conteúdo aprendido na faculdade, afinal, também é preciso saber como trabalhar com esse grande volume de informações. Atualmente, o mercado exige atualização constante do médico que, por sua vez, deve ter conhecimento acerca das informações de cada paciente para conseguir exercer o seu trabalho da forma adequada. Dessa maneira, conseguir proteger os dados de cada usuário, além de fazer com que a clínica se adeque a LGPD, é justamente o fator que vai determinar a confiança que os pacientes e a sociedade têm em relação ao estabelecimento. Agora que você já conhece todos os detalhes sobre a Lei Geral da Proteção de Dados, deve ter percebido que é essencial garantir a segurança dos dados dos pacientes para cumprir com o determinado pela legislação, sendo que contar com um software para clínica médica de qualidade é fundamental durante esse processo. Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter para receber atualizações sobre nossos novos conteúdos! Retirado do site: https://clinicanasnuvens.com.br/blog/lei-geral-da-protecao-de-dados/
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Theo Rossi
04 de jan. de 2022
In Informativos e normativas
Lista contendo os codigos de CBO atualizados Fonte: http://www.mtecbo.gov.br/
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Theo Rossi
29 de dez. de 2021
In Informativos e normativas
O uso do sistema é obrigatório desde 08 de janeiro de 2018 - conforme etapas detalhadas abaixo - e as informações nele prestadas têm caráter declaratório, constituindo instrumento hábil e suficiente para a exigência dos tributos e encargos trabalhistas delas resultantes e que não tenham sido recolhidos no prazo consignado para pagamento Confira no link abaixo esse cronograma:
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Theo Rossi
30 de set. de 2021
In Armazenamento de Prontuários
A Guarda de Documentos é um serviço que oferece uma infraestrutura segura e tecnologicamente preparada para armazenar os documentos e arquivos de sua empresa. Os documentos são guardados em caixas projetadas especificamente para a conservação dos documentos, tudo com muita segurança, evitando a ação de fungos, pragas, umidade etc, controlado 24 horas, com acesso restrito e sigiloso. Os documentos estão à disposição do cliente sempre que precisarem e o cliente opta por receber o arquivo físico ou ter esse documento digitalizado e enviado para o mesmo. Depois do uso o documento retorna para sua caixa de origem. GUARDA SIMPLES: O cliente é quem controla o conteúdo da caixa. Já vem com seu próprio controle ou etiqueta. Disponibilizamos nossas caixas para que o cliente guarde seus documentos em sigilo absoluto, as quais são recolhidas já lacradas para a guarda. GUARDA GERENCIADA: Quem controla o conteúdo das caixas é a própria empresa D.A.I Arquivos. Nessa modalidade, o cliente pode escolher entre guarda gerenciada com digitalização e guarda gerenciada sem digitalização. Nesta guarda também tem o cadastramento. Acesse: https://www.dai-arquivo.com.br
Guarda de Prontuários content media
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Theo Rossi
17 de set. de 2021
In Backup nas Nuvens
Guia de Atualização do arquivo "CACERTS" Baixar Baixar CACERTS SHA1 Checksum: cdac9aad4237f16d58783f72e67bf3c435b7d9e9 Última atualização: 30/05/2020 ou se preferir nosso instalador automático: Baixar instalador AtualizaCACERTS.exe SHA1 Checksum: 787e9924e55c9ba92a808fe97765652510c2e348 * Atenção! Favor executar o instalador como ADMINISTRADOR Procedimentos Baixe o arquivo acima. Copie o arquivo baixado "cacerts" para o diretório "C:\Program Files\gBackup Pro\jvm\lib\security\" Substitua (sobre escrever) o arquivo "cacerts" com data de 2014 para o atual 2020. Feito isto, reinicie os serviços (services.msc): 1- AutoUpdateAgent (gBackup Pro) 2- Continuous Data Protection (gBackup Pro) 3- Online Backup Scheduler (gBackup Pro) Terminado as etapas acima, tente se conectar aos nossos servidores novamente, em caso de falha, verifique se realmente o arquivo "cacerts" foi corretamente copiado, caso não resolva, entre em contato com nosso suporte técncico. Unix / Linux Guia de Atualização do arquivo "CACERTS" Baixar Baixar arquivo CACERTS SHA1 Checksum: cdac9aad4237f16d58783f72e67bf3c435b7d9e9 Última atualização: 30/05/2020 Procedimentos Baixe o arquivo acima. Copie o arquivo baixado "cacerts" para o diretório "/usr/local/gbackup/jvm/lib/security/" Substitua (sobre escrever) o arquivo "cacerts" com data de 2014 para o atual 2020. Feito isto, reinicie os serviços. Terminado as etapas acima, tente se conectar aos nossos servidores novamente, em caso de falha, verifique se realmente o arquivo "cacerts" foi corretamente copiado, caso não resolva, entre em contato com nosso suporte técncico.
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Theo Rossi
16 de set. de 2021
In Apresentação do Sistema SGH
1.1. Os Sistemas são desenvolvidos em linguagem X-HARBOUR rodando sob plataforma WINDOWS e sistema de rede NETWARE NOVELL, LINUX. 1.2. Acesso multi-usuário, utilizando a filosofia de acesso em tempo real e Banco de Dados Relacional. 1.3. Atualização do Banco de Dados logo após a introdução de cada informação. Tal prática permite que qualquer divergência seja detectada imediatamente, ajustada e oferecida a informação atualizada a todos os possíveis usuários; 1.4. A introdução de uma informação codificada em um determinado arquivo provoca a busca imediata da informação completa no arquivo que a contém, sendo ela em seguida disposta no vídeo para o usuário, evitando assim que qualquer divergência seja constatada somente "a posteriori"; 1.5. Em todas as fases do processo podem ser acessados todos os arquivos integrantes do Banco de Dados através de função específica de consulta 1.6. Integração entre os módulos do sistema, que evita a re-digitação dos serviços. 1.7. Senhas de acesso aos sistemas com registro de operações 1.8. Fichas configuráveis (registro de atendimento, pedidos de compras, guias, etc.) 1.9. Relatórios em vídeo, impressoras matriciais ou jato de tinta padrão HP série 600 2. Teclas de função 2.1. Tecla [F10] Consultas, 2.2. Tecla [F9] Tabelas, 2.3. Tecla [F8] Índices Financeiros, 2.4. Tecla [Ctrl-F8] Calculadora, 2.5. Tecla [F7] Mudança de Usuário, 2.6. Tecla [F1] HELP 3. Prontuário único: 3.1. Relação de atendimentos [F4]. Internação, Ambulatório/PS e informações especiais no movimento 99, que pode ser incluída conforme necessidade. 3.2. Relação de restrições [F5]. Pertences esquecidos, comportamentos inadequados, inadimplência/roubo ou outras informações. 3.3. Particularidades [F6]. Doenças contagiosas, doenças alérgicas, tipo sangüíneo, etc. 3.4. Informações sobre a inclusão do prontuário [F2]. Data, usuário, sistema e forma 4. Abrangência dos sistemas: 4.1. SCH – Controle hospitalar: Controle do prontuário único, cadastro de prestadores de serviço, convênios, diagnósticos (CID.10), centro de custos, acomodações, procedimentos hospital, procedimentos AMB, tabelas de preços, laudos padrão e CEP por logradouro. 4.2. SCI - Controle de Internação: registro, alta, transferência, controle de leitos, controle de permanência e ocupação, controle de infecção hospitalar, controle de laudos, guias pendências, depósito prévio e controle de óbitos. 4.3. SCA – Controle de Ambulatório: registro de atendimento, contas correntes, faturamento, tabelas de preços, consulta de prontuário único, controle de guias, pendências, depósito prévio e controle de óbitos. 4.4. SCG – Controle de Guias: controle da grade de atendimento, emissão de guias e controle de agendamento por médico ou setor, guia de solicitação de serviços para terceiros e consulta ao prontuário único. 4.5. SCS – Controle de SADT: Atendimento a pacientes externos, produção por setor (materiais, medicamentos, SADT, serviços profissionais e serviços hospitalares), baixa guia de agendamento, laudos padrão, emissão e controle de solicitação de serviços, faturamento de externos. 4.6. SIP – Integração de portarias: Registro de internação, Alta, Atendimento de Ambulatório, Atendimento a externos, consulta prontuário único. 4.7. SPE – Posto de enfermagem: Requisição/Reserva de materiais e medicamentos, atribuição de dietas, solicitação de serviços, prescrição automatizada, alta de paciente, transferência, consulta prontuário único. 4.8. SFI – Faturamento de Internados: Conta-corrente, emissão de extrato, discriminativo de conta hospitalar, emissão de fatura e nota fiscal, para convênios diversos e particulares, recebimento de faturas e controle de glosas. Um único atendimento poderá ser fechado (emissão de discriminativo) várias vezes. 4.9. SFT – Faturamento de terceiros: faturamentos específicos com transferência eletrônica de dados para VOLKSWAGEN, SUL AMÉRICA, UNIMED, CABESP, CESP, FUSEX, GEAP, APAS, ECONOMUS e qualquer outro que utilize o padrão ABRAMGE versão 3. 4.10. SAC – Almoxarifado e consumo: controle físico e financeiro de vários sub-almoxarifados, cadastro de produtos com informações de consumo e compras dos últimos 12 meses, fornecedores possíveis (até 10), relação de componentes, similares, estoque mínimo e ponto de pedido. Utilização de código de barras. Controle de consumo por destino (dose unitária) e por centro de custos. Lançamento contábil das notas de entrada e baixa dos pedidos de compra, tabela de preços (importação pelo BRASINDICE) 4.11. SGA – Gestão de almoxarifado: Inventário, produtos controlados (portaria 344), estatísticas e relatórios de controle. 4.12. SCO – Controle de compras: Cadastro de fornecedores, solicitação de compras, acompanhamento e análise de cotação de compras, elaboração e acompanhamento de pedido de compras. 4.13. SEF – Econômico e financeiro: Plano de contas configurável conforme Resolução 33 da ANS. Contabilidade, livros auxiliares, contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa previsto e realizado, emissão de cheques, conciliação bancária, manutenção geral de arquivos com controle de contratos. Sistema permite manter em aberto até 2 anos, evitando atrasos na digitação da tesouraria no encerramento do exercício. 4.14. SIC – Integração caixa: Módulos de faturamento com emissão de discriminativos, notas fiscais e controle de depósito de garantia para os atendimentos de internação, ambulatório/PS e externos. 4.15. SCP – Controle de patrimônio: cadastro de bens por tipo e setor, controle de manutenção e depreciação. 4.16. SPT – Pagamento a terceiros: Pagamento a médicos e fornecedores, controle conta-corrente, cálculo IR, ISS e INSS, emissão de recibos e contabilização pagamentos. 4.17. SAE – Apoio a estatística: Emissão de estatísticas de internações, ambulatório/PS e externos, relação de serviços produzidos por prestador e centro de custos, emissão dos relatórios da Coordenadoria de Saúde (modelos 102 e 106) integrados ao CIH106 do DATASUS 4.18. SGC – Gerenciamento de custos: Estrutura de centro de custos e fórmula de rateio configuráveis, apuração de custos setoriais, de diárias e procedimentos, emissão de gráficos, demonstrativos e comparativos.
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Theo Rossi
16 de set. de 2021
In Informativos e normativas
Entenda o que é Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e Registro Eletrônico de Saúde. (RES), e saiba como ficar aderente à Resolução CFM Nº 1821/2007, que aprova as normas técnicas concernentes à digitalização e uso dos sistemas informatizados para a guarda e manuseio dos documentos dos prontuários.
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Theo Rossi
27 de ago. de 2021
In Auditoria
De forma global, o trabalho executado pela Auditoria Interna é idêntico aquele executado pela Auditoria externa. Ambas realizam seus trabalhos utilizando-se das mesmas técnicas de auditoria, ambas têm sua atenção voltada para o controle interno como ponto de partida de seu exame e formulam sugestões de melhorias para as deficiências encontradas, ambas modificam a extensão de seu trabalho de acordo com as suas observações e a eficiência dos sistemas contábeis e de controles internos existentes. Entretanto, os trabalhos executados pelos Auditores Internos e Externos têm suas diferenças básicas caracterizadas por: Fonte:https://portaldeauditoria.com.br/
Diferenças básicas entre Auditoria interna e externa content media
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Theo Rossi
19 de ago. de 2021
In Sistema para Clínicas
1 - O Clínica nas Nuvens é indicado para quais tipos de clínicas ou consultórios? Não há restrição: o Clínica nas Nuvens é um software completo para gestão de qualquer tipo de clínica ou consultório. Independente da área de saúde. 2 - Como adquir o Clínica nas Nuvens para minha clínica ou consultório? Você pode fazer um período de experimentação totalmente gratuito de 15 dias. Após isso, você será encaminhado automaticamente, através do sistema, para efetuar a compra da licença. 3 - Em quais sistemas operacionais o Clínica nas Nuvens funciona? O Clínica nas Nuvens foi desenvolvido para ser utilizado em qualquer sistema operacional. 4 - Se eu tiver problemas com o sistema, como faço para solucioná-los? O Clínica nas Nuvens possui uma equipe de suporte altamente qualificada e preparada para resolver seus problemas, além de oferecer um atendimento rápido e eficiente. Você também conta com o suporte online através do endereço: contato@homesist.com.br 5 - Quantos profissionais podem ter acesso ao sistema? Não há limite para o número de usuários do Clínica nas Nuvens. Pequenas, médias e grandes clínicas/consultórios podem usufruir das vantagens e benefícios do software. 6 - Qual a forma de pagamento aceita? Atualmente disponibilizamos o pagamento através de boleto bancário. Estamos trabalhando em outras formas de pagamento (cartão de crédito e débito automático). 7 - Qual o valor por usuário? consultar valores enviando um e-mail para contato@homesist.com.br) 8 - Como é cobrada a mensalidade? A mensalidade é cobrada por usuário simultâneo. Você pode cadastrar quantos usuários desejar, porém, pagará somente pelos usuários que acessam o sistema ao mesmo tempo. 9 - Existe um aplicativo para uso em dispositivos móveis? Ainda não. Mas, nossa equipe de desenvolvimento já está trabalhando para desenvolver um aplicativo para IOS e Android. 10 - Preciso me preocupar com backup? Não. O Clínica nas Nuvens faz o backup automaticamente para você. 11 - Possui Telemedicina? Sim, possuímos a opção de telemedicina. Link para Suporte Online: Clique Aqui
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Theo Rossi
19 de ago. de 2021
In Backup nas Nuvens
1 - Quanto tempo levará para realizar o meu Backup? Primeiramente será realizado o backup full, onde todos os seus dados serão enviados por completo para a nuvem. Nos próximos backups apenas os arquivos novos e os modificados serão enviados, tornando o processo muito mais ágil. O tempo necessário para enviar os dados dependerão basicamente dos seguintes fatores: -> Volume de dados a ser enviado no backup full -> Volume de dados incrementados diariamente -> Quantidade de arquivos a ser enviado -> Performance do servidor (CPU, Memória e I/O) para compactar e criptografar os dados 2 - É possível manter um backup local em minha empresa? Sim, o software lhe dá as seguintes opções: -> Backup apenas em nuvem -> Backup apenas local (em discos rígidos, NAS, storage, hd externo) -> Backup local + nuvem -> Banda de upload de internet disponível 3 - Qual é o link de internet mínimo necessário para realizar meus backups na nuvem? Não existe um requisito mínimo para de banda de internet, mas sim a expectativa em termos de tempo que o cliente espera para que seus dados sejam enviados e principalmente restaurados no momento da necessidade. Teoricamente podemos chegar nos seguintes cálculos matemáticos: 1Mbps grava 1M/8bits = 0,125MB / segundo 0,125MB x 60 = 7.5MB / minuto 7.5 x 60 = 450MB por hora 450 x 24 = 10.8GB por dia Ou seja, teoricamente, para cada 1Mbps de banda internet, transfere-se em média 10GB de dados por dia, desta forma teremos: Banda de 1Mbps grava 1 x 10GB por dia Banda de 2Mbps grava 2 x 10GB = 20GB por dia Banda de 10Mbps grava 10 x 10GB = 100GB por dia Banda de 100Mbps grava 100 x 10GB = 1TB por dia 4 - Esta solução é viável mesmo para empresas que não possuem um bom link de internet? Caso você não tenha um link de internet adequado, podemos resgatar os seus dados através de um disco externo onde os dados serão criptografados e enviados fisicamente para o data center (backup full). Após isso, apenas os backups incrementais serão enviados, ou seja, apenas os arquivos novos e os modificados, onde a dependência da internet será muito menor. 5 - Posso abrir meus dados que estão nas nuvens? Por questões de segurança, os dados de backup não podem ser acessados diretamente na nuvem, pois os dados são armazenados de forma criptografada. Para que haja acesso aos dados é necessário que haja primeiramente a sua restauração para posterior acesso. A restauração por sua vez somente é possível mediante a autenticação através de login/senha além da inserção da chave de criptografia. 6 - O que é retenção? Retenção é o tempo que você deseja que os arquivos que foram apagados ou modificados em seu servidor permaneçam disponíveis na nuvem para restauração. Vamos supor que você possui 10 arquivos em seu servidor e realiza o backup. Após a realização do backup, você terá 10 arquivos no seu servidor (originais) e 10 arquivos na nuvem (backup). Num determinado dia você deseja excluir permanentemente 03 arquivos do seu servidor, pois são arquivos indesejados, e executa o backup novamente. Quando o backup for realizado, a nuvem entenderá que você excluiu 03 arquivos indesejados do seu servidor, porém a nuvem irá manter estes arquivos indesejados ainda disponíveis para restauração pelo tempo de retenção que você configurou, ou seja, a retenção pode ser compreendida como uma "Lixeira" virtual na nuvem. 7 - Onde os dados de backup ficam armazenados? Os dados são armazenados em Data Centers localizado em território nacional e se quiser, internacional também. 8 - Quais são as certificações do data center? O data center que operamos possui as seguintes certificações de qualidade e segurança: TIER III A certificação TIER III é uma certificação usada para mensurar o nível de segurança da infraestrutura de um centro de dados (Data Center). O Uptime Institute é o órgão que classifica e certifica o sistema de 'Tiers' dos Data Centers no mundo. PCI DSS O PCI DSS é um padrão de segurança das informações desenvolvido para melhorar a segurança dos dados de portadores de cartão para organizações que armazenam, processam ou transmitem dados de contabilidade. Seu propósito primário é reduzir a vulnerabilidade de dados de contabilidade e evitar fraudes com cartões de crédito, aumentando os controles dos locais onde os dados de cartões de crédito são armazenados, processados ou transmitidos. ISO 14001 A certificação ISO/EIC 14001 especifica os requisitos de um sistema de gestão ambiental e permite a uma organização desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis. ISO 20000 A ISO/IEC 20000 é uma norma que avalia os controles relacionados ao gerenciamento de qualidade de serviços de tecnologia da informação baseados nos livros do ITIL ISO 27001 A ISO/EIC 27001 é a principal norma internacional para a medição de sistemas de gestão de segurança da informação. Sua certificação é um meio de garantir que a organização certificada implementou um sistema para gerência da segurança da informação de acordo com os padrões internacionais de boas práticas para o gerenciamento das informações de usuários e clientes. ISAE 3402 A certificação ISAE 3402 é concedida a empresas de serviços de TI que comprovam, por meio de um processo de auditoria externa, que seus controles internos estão de acordo com os padrões internacionais. SSAE 16 A certificação SSAE 16, anteriormente conhecida como SAS-70, é mundialmente reconhecida como um padrão de auditoria da AICPA (Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados). A SSAE 16 verifica se os objetivos de controles de empresas prestadoras de hospedagem de dados são realizados de modo seguro.
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Theo Rossi
19 de ago. de 2021
In Backup nas Nuvens
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Theo Rossi
19 de ago. de 2021
In Backup nas Nuvens
Empresas pequenas, médias e grandes já entenderam e estão optando diariamente pela realização de backup em nuvem devido à sua simplicidade, rapidez, redução de custos com hardware e mídias de backup além de atender os requisitos de auditoria que as obrigam manter uma cópia de seus dados fora das dependências físicas da sua organização. Abaixo estão listadas as principais funcionalidades dos produtos que integram a plataforma HSBackup: Backup completo Realiza o backup completo de todos os tipos de documentos, planilhas, imagens, vídeos, sistemas e bancos de dados. Backup incremental Após o backup completo, tem a capacidade de identificar e realizar o backup apenas dos arquivos novos e modificados. Backup de arquivos abertos Realiza o backup de arquivos abertos mesmo que estejam em utilização pelo sistema operacional. Backup local Permite que seja mantida uma cópia local dos seus backups para maior agilidade em suas restaurações. Backup de unidades de rede Permite a seleção de compartilhamentos de rede. Backup agendado Permite a criação de múltiplos agendamentos do tipo: diário, semanal, mensal, anual ou políticas personalizadas. Segurança Os seus dados estarão armazenados em nossos Data Centers em território nacional e internacional. Envio de HD Externo Possibilidade de realizar o primeiro backup (Full) através do envio de um hd externo criptografado - de qualquer tamanho. Compressão dos dados Realiza a compressão dos dados em taxas de até 80% para a otimização do consumo de espaço em nuvem. Criptografia Os dados são criptografados por chaves definidas pelo próprio cliente, garantindo a sua total confidencialidade. Transferência SSL Os dados são transferidos através de conexões da internet utilizando um canal seguro de comunicação (https/SSL). Restauração granular Possibilidade de realizar a restauração completa ou granular de um arquivo ou até mesmo uma tabela de banco de dados. Notificações por e-mail Permite a definição de destinatário de e-mail específico de acordo com o status de cada job de backup. Administração remota Permite que os agentes de backup sejam configurados e iniciados remotamente nos servidores do cliente através do portal web. Backup de Sistemas Operacionais Realiza backup de sistemas operacionais Microsoft Windows 2000, XP, Vista, 7, 8, 10 e todas as plataformas Windows Server e Linux. Backup dos Bancos de dados Plugin específico para realização de backup de banco de dados Oracle, SQL Server, MySQL, Firebird, Postgre. MS Exchange Server Realiza backup de base de dados MS Exchange Server permitindo a restauração granular de caixas postais. Backup do Outlook (PST) Permite que você realize backup incremental de arquivos PST do Microsoft Outlook. Relatórios de auditoria Emissão diária, semanal ou mensal de relatórios consolidados de gerenciamento, controle e auditoria dos seus backups.
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Theo Rossi
25 de mar. de 2021
In Regras do fórum
ATENÇÃO: Ao participar do Fórum da Home Sist você concorda com as regras aqui contidas, cuja leitura é de responsabilidade do usuário. Dizer que não conhece as regras não é desculpa para justificar atos que as descumpram. Introdução Bem vindos(as) a Home Sist, um novo conceito em consultoria hospitalar, usado para debates e troca de experiências. É importante ressaltar que este Fórum se trata de uma iniciativa privada, liderada por profissionais que se dedicam a mantê-lo organizado, atualizado e em melhoria constante. Sendo uma empresa privada, para seu uso é necessário o conhecimento das normas e regras de conduta estipuladas pelos seus proprietários. A não leitura das regras e normas de conduta não é desculpa para cometer irregularidades. Regras são um conjunto de normas estabelecidas a fim de manter a ordem e o bom funcionamento de uma organização. Este Fórum possui regras pre-estabelecidas, elaboradas criteriosamente com a finalidade de prestar um serviço de informações gratuitas sobre sistemas e Gestão Hospitlar, de forma organizada e fácil acesso aos usuários. Ao confirmar o cadastro, o membro concorda em cumprir à risca todas as regras aqui estipuladas. Portanto, termos como LIBERDADE DE EXPRESSÃO, CENSURA, DITADURA e outros similares não devem ser utilizados para justificar o descumprimento das regras. Dessa forma, quaisquer meios de expressão utilizados neste Fórum que não forem condizentes com o mesmo e/ou que afrontem as regras serão passíveis de intervenções por parte dos Administradores, Coordenadores ou Moderadores, que tomarão as medidas cabíveis para restabelecer a ordem, o bom andamento do Fórum e o cumprimento incondicional das Regras. Considerações Iniciais A Home Sist, assim como seu Fórum e seus proprietários, não tem qualquer tipo de responsabilidade sobre o conteúdo publicado por seus visitantes, membros, analistas, Moderadores, Coordenadores e Administradores. As informações são fornecidas conforme publicadas pelos autores e não nos responsabilizamos pelo uso das informações, nem por eventuais consequências de seu uso. Portanto, tenha cuidado ao divulgar informações, principalmente informações pessoais e/ou sigilosas. Todo visitante tem o direito de criar mensagens e/ou tópicos relativos a qualquer assunto ligado ao mundo da Saúde, exceto quando estes vão de encontro às regras gerais e/ou locais. Em caso de problemas, dúvidas, reclamações ou críticas construtivas (desde que feitas por visitantes que participem ativamente do Fórum, indicando os links que as fundamentem) relativas ao fórum, recorra aos Moderadores, Coordenadores ou à Administração do Fórum. NOTA: O Fórum, por questões de segurança, registra o endereço IP do autor das mensagens postadas. Equipe de Moderação e Administração Ações do Moderador/Coordenador/Administrador • Os Moderadores podem, dentro das regras abaixo descritas, mover/editar/bloquear/ocultar/unir/separar tópicos de forma a oferecer a melhor organização possível ao Fórum, além de, a critério próprio, aplicar restrições aos membros que cometerem alguma das infrações discriminadas, nos termos descritos abaixo, ficando responsáveis por estas ações e relatando-as à Administração do Fórum; • Sempre que necessário, os Coordenadores ou Administradores poderão fechar áreas, abrir novas áreas ou tomar quaisquer atitudes que visem manter a melhor organização e o bom andamento do Fórum; • Não é permitido postar links para propagandas na assinatura. É permitido links para blogs na assinatura, porém caso seja notado alusão a algo ilegal, o usuário será punido de acordo com as regras do fórum e será denunciado às autoridades competentes. 1. São consideradas infrações leves: 1.1 - Mensagens não relacionadas ao assunto do tópico (off-topic) e que não sejam ligadas à assuntos abrangidos pelas áreas do Fórum. 1.2 - Tópicos ou mensagens que se transformarem em bate papo/chat, isto é, o assunto desande para outro que não tenha nada a ver com a dúvida original. 1.3 - Títulos de tópicos não relacionados à dúvida do mesmo, direcionando-o a algum membro ou com qualquer forma de chamar atenção. 1.4 - Usar extensivamente letras maiúsculas, negrito, cores, fontes ou qualquer forma de chamar a atenção, seja em toda a mensagem ou no título do tópico. É permitido destacar pequenos trechos da mensagem. 1.5 - Uso excessivo de gírias e de escrita incompreensível. 2. São consideradas infrações médias: 2.1 - Criação de login (nome de usuário) semelhante aos utilizados por qualquer membro da equipe de moderação. 2.2 - Mensagens com fatos e informações errôneas ou falsas. Se após análise e contato com o autor, e a situação permanecer será considerada como infração média. 2.3 - Mensagens que não contribuam com o andamento do tópico. 2.4 - Falta de cordialidade e educação, seja em tópico, mensagem, assinatura, perfil ou mensagem privada. 3. São consideradas infrações graves: 3.1 - Assinaturas, nicknames (apelidos), avatares, perfis, mensagens em tópicos ou mensagens privadas (MP): • Cujo conteúdo seja de cunho destrutivo e/ou malicioso; • Com exposição ou meios de obtenção de informações sigilosas e/ou pessoais e similares, independente da forma de expressão utilizada, seja por escrito ou sob qualquer formato audiovisual; • Que firam quaisquer leis vigentes no Brasil (drogas ilícitas, bebidas alcoólicas, fumo, assassinato ou indução a tal, roubo, furto, logro, estelionato, tráfico, contrabando, descaminho, armas de fogo, furto de sinal, etc.); • Com conteúdo sensual e/ou pornográfico, conteúdo mórbido; • Exposição, meios de obtenção e manipulação de informações que sejam lesivas a qualquer pessoa física ou jurídica, mesmo que tal prática ainda não esteja prevista em lei, mas que tenha sido claramente identificada como danosa e/ou maliciosa; • Que firam quaisquer leis protegidas por acordos internacionais vigentes; • Ofensas, difamação, crítica sem fundamento ou agressão verbal a qualquer pessoa física ou jurídica, independente do motivo, seja via mensagem (pública ou privada), tópico, perfil, avatar ou assinatura; • A criação de qualquer mensagem, seja de texto ou audiovisual, de cunho comercial, marketing e/ou propaganda, incluindo nicknames (apelidos), avatares e assinaturas, especialmente com o uso de links comerciais. 4. São consideradas infrações gravíssimas: 4.1 - Mensagens em tópicos, mensagens privadas, e-mails, assinaturas, imagens em tópicos ou avatares, publicações em formato audiovisual e nicknames (apelidos) que promovam: - Incitação e/ou apologia a qualquer tipo de discriminação (étnica, religiosa, política, gênero, nacionalidade, origem, minorias, etc.) e/ou cujo conteúdo esteja relacionado ao terrorismo. - Incitação e/ou apologia à tortura (física e/ou psicológica), a mutilações de qualquer natureza ou ao suicídio. 4.2 - O envio de mensagens promovendo qualquer tipo de negócios (SPAM), com fins lucrativos ou não, seja na forma de tópico, mensagem, mensagem privada ou e-mail. 4.3 - Como sabemos, a maioria dos sites e fóruns da internet precisam de recursos provenientes do marketing e propagandas, o Fórum da Home Sist não é diferente, Portanto não é permitido a criação de tópicos sobre ADBLOCK de qualquer tipo, assim como também não são permitidas discussões sobre esse assunto, seja para esclarecimentos de dúvidas em outros sites, seja para outros fins em nosso Fórum, tendo em vista que este tipo de ferramenta prejudica os recursos que mantem o Fórum no ar. Qualquer tópico referente a esse assunto, o mesmo será removido do Fórum da Home Sist e o autor será notificado, no caso de insistência, serão seguidas as Regras do Fórum. 4.4 - Tópicos referentes a realizações de enquetes extra fórum ou divulgação / aplicação de enquetes e pesquisas similares ou mesmo a sondagem de usuários do Fórum sobre assuntos nos quais sejam necessários a participação dos mesmos afim de coleta de informações ou opiniões em outros sites sem relação alguma com a Home Sist ou mesmo sem o conhecimento / autorização da Administração da Home Sist, serão ocultados para análise, pois são considerados marketing e utilização indevida da base de dados do Fórum. 4.5 - Participantes que difamem a Home Sist (seu criador, seus funcionários, colaboradores, participantes etc.) neste ou em outros Fóruns, blogs, Facebook e páginas pessoais entre outros; quando identificados, serão banidos definitivamente, mesmo que se comportem dentro das Regras do Fórum ou que sejam participantes ativos. 4.6 - Ofensas cujo teor da mensagem seja agravado por xingamentos e palavras de baixo calão*, sejam contra quaisquer pessoas, sites ou empresas. * A infração desconsiderará o fato de a ferramenta de censura do Fórum substituir as palavras de baixo calão por asteriscos (*), já que a ofensa estará clara e evidente. Sendo assim, o membro estará passível de punição. 4.7 - É expressamente proibido a discussão e ou criação de Tópicos relacionados a torrents, P2P e programas similares para o compartilhamento de arquivos. Tais discussões podem-se caracterizar uma prática ilícita seja de reproduzir, seja de adquirir, alugar ou distribuir programas ou arquivos de computador legalmente protegidos, sendo impossível confirmar que tal ato foi efetuado com a devida autorização do titular dos direitos autorais ou com qual finalidade foi adquirido tal software /arquivo, de base nessa explicação e com base nas Leis 9609/98 de 20/02/1998 e 10.695 de 01/07/2003 que tratam do assunto relacionado a Pirataria, os tópicos relacionados a torrents, P2P e programas similares para o compartilhamento de arquivos serão ocultados do Fórum e o autor notificado sendo passível da aplicação das Regras do Fórum da Home Sist. Citação IMPORTANTE: Não é permitido mais de um cadastro por membro neste Fórum sob NENHUMA hipótese nem mesmo em caso de perda (esquecimento) de login e senha. Neste caso, o membro deve se reportar imediatamente a Administração da Home Sist através do e-mail theo@homesist.com.br e possivelmente, recuperar o cadastro anterior para que sejam tomadas as medidas necessárias. Procedimento em caso de queixa ou crítica à moderação: 1. Entre em contato com o(a) Moderador(a) em questão a fim de estabelecer um diálogo. Procure explicar de forma clara e objetiva o motivo da contestação ou crítica, utilizando para isto o bom senso e a cordialidade, elementos imprescindíveis para a solução do problema. 2. Caso não seja encontrada a solução para o problema ao dialogar com o(a) Moderador(a), entre em contato com a Coordenação e/ou Administração do Fórum, que poderá analisar e encontrar uma solução para o caso, sendo desta a última palavra sobre o assunto. 3. Caso você tenha uma punição em seu perfil e queira uma revisão, envie uma MP (mensagem privada) para um dos Coordenadores. Será feita uma análise do pedido e uma votação. OBSERVAÇÕES: • O procedimento acima descrito deverá ser realizado via MP (Mensagem Privada), tanto no contato com o(a) Moderador(a) em questão quanto com a Administração. Mensagens publicadas publicamente em qualquer área do Fórum relacionadas a queixas e críticas à Moderação e à Administração serão bloqueadas para análise da administração. A insistência em publicar publicamente queixas e críticas enquanto o caso ainda está sob análise ou após ele ter sido resolvido poderá resultar em punição para o autor das publicações. • Ao contatar um Administrador, o membro receberá uma mensagem privada do mesmo, confirmando que o caso está sob análise. O Administrador analisará o caso e enviará a segunda mensagem privada ao membro, contendo a conclusão sobre o assunto. A resposta do Administrador será enviada ao membro no prazo máximo de 72 horas após o envio da primeira mensagem privada. • Palavras de baixo calão e xingamentos na mensagem enviada ao Moderador ou ao Administrador não serão toleradas; a mensagem será ignorada. A insistência nesse procedimento resultará em punição para o infrator. • A exposição de informações diretas de seus usuários sejam por meios de Perfil, Avatares ou Assinaturas que não se enquadrem em um meio profissional adequado a Home Sist poderão ser alteradas ou removidas. Exemplos: Avatares com fotos de usuários sem camisas, sungas ou biquínis, ou mesmo outros meios que exponham o usuário. Dicas • Ao publicar uma pergunta, seja educado e inclua todos os detalhes que possam ser úteis para quem se dispuser a ajudá-lo com o problema, a começar pelo título, que, se não for relacionado ao problema, irá dificultar uma resposta correta. Lembre-se de que os outros participantes do Fórum não o frequentam apenas para responder às suas perguntas, mas também para aprender. Além de publicar perguntas, tente sempre contribuir com algo. Os participantes mais respeitados e mais queridos são sempre os que ajudam mais. • Dê preferência para a troca de informações pelo Fórum; a solicitação de informações por vias extra Fórum só será aceita em casos indispensáveis. • Sempre pesquise antes de criar um tópico, pois a sua dúvida pode ter sido respondida anteriormente e você ganhará bastante tempo com isso. • Mantenha somente um tópico para sanar dúvidas semelhantes, não abra um novo tópico para cada pequena mudança em seu problema/dúvida. Caso seu problema ou dúvida passe por alguma grande mudança, solicite o bloqueio ou ocultação do tópico até que o mesmo seja refeito com as alterações necessárias. Considerações Finais • Nenhum Moderador está autorizado a solicitar sua senha de acesso ao Fórum. Sua senha é pessoal e nem mesmo a Administração tem como conhecê-la, pois ela é armazenada de forma criptografada em nosso banco de dados. • Ser um participante que colabora, tem grande conhecimento ou responde a muitas mensagens não lhe agrega qualquer privilégio, tampouco o isenta de suas obrigações como membro desta comunidade. As regras valem para todos. • Quando um membro for banido ou quando ele cancela o seu cadastro em nosso site, não há a possibilidade de excluir qualquer tipo de conteúdo ou efetuar qualquer mudança relacionada ao perfil do usuário, como, por exemplo, troca de nome de usuário. O usuário pode entrar em contato com a administração do site através do e-mail theo@homesist.com.br a fim de esclarecer o motivo de seu banimento e verificar se há possibilidade de uma reversão desta condição. • As regras do Fórum poderão ser alteradas sem prévio aviso. Os Administradores, Coordenadores e Moderadores poderão, utilizando o bom senso, fazer uso de todos os recursos disponíveis para evitar situações que causem confusão, brigas, discussões ou situações que prejudiquem o funcionamento do Fórum e seus participantes, mesmo que a situação não esteja prevista nas regras acima.
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Theo Rossi
Colaborador
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